O Tribunal Superior do Trabalho aprovou, nesta segunda-feira (21), uma correção de salário para funcionários dos Correios, que vai poder alcançar o teto máximo de 2,6%. Esta, foi a única reivindicação a qual foi atendida pelas autoridades governamentais a respeito da situação atual da empresa dos Correios.
Sendo assim, a administração da instituição (por enquanto estatal) anunciou que as atividades da empresa deverão ser retomadas a partir da manhã desta terça-feira (22). Segundo medida judicial, se os funcionários dos correios insistirem nas greves e piquetes, a instituição será multada diariamente no valor de 100 mil reais.
A decisão dá um ponto definitivo em um dos episódios empresariais mais vergonhosos da história brasileira. Onde funcionários muito bem remunerados, mesmo sabendo dos grandes problemas que causariam para a população, insistiram em protestos absurdos com a única justificativa de manterem privilégios descabidos como um “vale-peru” de quase 1 mil reais (dinheiro que seria suficiente para pagar um salário de um funcionário de baixo escalão de uma empresa). Isto somente prova o quanto empresas estatais que foram usadas (por tantos anos) como “cabides” de emprego, devem ser privatizadas o mais brevemente possível. É um bem não somente para o setor privado, mas para toda a população do país.