https://www.cnttubarao.com.br/wp-content/uploads/2021/01/web-banner-IPTU-2021_CNT.jpg
Anunciante do CNT

Estelionatários iniciaram um novo golpe em Santa Catarina. Eles disparam mensagens via WhatsApp informando serem representantes do Ministério da Saúde e pedindo que a população faça um cadastro para receber as vacinas contra a Covid-19. Os bandidos solicitam um código via SMS para ativar o falso cadastro, mas, na verdade, esta sequência de números é usada por eles para clonar o WhatsApp da vítima.

Anunciante do CNT

Conforme o delegado Roney Péricles, que atua no Estado, a criatividade daqueles que insistem em angariar vantagens indevidas não tem limite. “Aproveitam-se, inclusive, do momento perturbador que atravessamos. Esteja atento! Oriente os seus familiares e amigos”, alerta o profissional de segurança pública.

Anunciante do CNT

Como evitar tal golpe:

Anunciante do CNT
  • nunca repassar qualquer código recebido por SMS, nem mesmo para familiares e amigos;
  • ativar o mecanismo de segurança disponibilizado no próprio aplicativo, que consiste na verificação ou confirmação em duas etapas;
  • desconfiar de contato realizado pelo Whatsapp, solicitando depósito bancário em conta que não pertence ao solicitante, ou seja, de pessoas desconhecidas, buscando melhor apurar a situação e ter certeza que não se trata de um golpe.
  • Providências a serem adotadas caso tenha a conta clonada:
  • comunicar, imediatamente, ao suporte da empresa responsável pelo aplicativo, assim como a operadora de telefonia móvel;
  • alertar aos contatos de sua agenda telefônica sobre a fraude, por meio das redes sociais ou por ligação telefônica;
  • e, por fim, registrar um Boletim de Ocorrência, viabilizando o início das investigações.

“Com tais medidas, conseguiremos frustrar as investidas desses malfeitores e, ainda, responsabilizá-los penalmente”, pretende Roney.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui