A Academia Tubaronense de Letras (Acatul) apresentou sua nova diretoria ao prefeito Estêner Soratto em reunião realizada nesta segunda-feira, no gabinete municipal. O encontro também contou com o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Alyson Oliveira, e abordou projetos para fortalecer a literatura e a produção cultural em Tubarão.
A presidente Jussara Bittencourt de Sá, o primeiro tesoureiro Maciel Brognoli e o diretor cultural Ramires Sartor Linhares representaram a entidade. A pauta central envolveu demandas da Academia e a renovação de parcerias com o poder público municipal.
Vila dos Engenheiros vai sediar equipamentos culturais
Entre as solicitações apresentadas pela Acatul estava a necessidade de um espaço permanente para suas atividades. O prefeito Soratto apresentou o projeto de reforma e revitalização da Vila dos Engenheiros, antigo Paço Municipal.
Conforme o projeto, o complexo receberá a estrutura da Fundação de Cultura e destinará uma de suas casas para abrigar entidades como a Acatul e o Coral Municipal, além de outras iniciativas ligadas à cultura local.
Literatura e novos talentos em foco
A reunião reforçou a colaboração entre a Fundação de Cultura e a Academia em lançamentos de livros, valorização de escritores locais e incentivo à produção literária.
“Precisamos incentivar cada vez mais a leitura, a escrita e a produção literária em Tubarão”, afirmou Alyson Oliveira, destacando a importância de formar novos leitores e estimular jovos talentos.
O diretor-presidente também ressaltou a relevância histórica da Acatul. “A Academia possui trajetória importante na preservação da memória, da literatura e da identidade cultural de Tubarão. A Fundação quer estar cada vez mais próxima, construindo políticas públicas em conjunto”, completou Alyson.
Nova gestão em exercício
A diretoria da Academia Tubaronense de Letras tomou posse em 25 de agosto e permanecerá à frente da entidade até agosto de 2028. A gestão é composta por Jussara Bittencourt de Sá (presidente), Mário Tadeu Caporal (vice-presidente), Edla Zim (primeira secretária), Maristela Patrícia Meneghel Bettiol (segunda secretária), Maciel Brognoli (primeiro tesoureiro), José Henrique de Souza (segundo tesoureiro), Ramires Sartor Linhares (diretor cultural) e Renata Marques de Avellar Dal-Bó (organizadora do acervo bibliográfico).


















